Fotos: Beto Albert (Diário)
Luci Mara Lopes da Silva, 54 anos e a filha Lumara Silva, 28 anos. Ambas passarão o Dia das Mães na igreja Santa Catarina.
O presente ideal deste Dia das Mães para a serviços gerais Luci Mara Lopes da Silva, 54 anos, seria estar em casa, junto da família. Ela tem cinco filhos e três netos. Mas, neste ano, Luci não poderá comemorar seu dia como gostaria.
Ela é uma das 1,2 mil pessoas que saíram de suas casas após a chuva histórica em Santa Maria. Mães que passarão a data de maneira diferente, no caso dela, entre as famílias abrigadas na Igreja Santa Catarina, no Bairro Itararé. O local recebe moradores do Morro Cechella, que tiveram que sair após o desmoronamento de quarta-feira (1º).
– Tudo que eu queria, agora, era estar dentro da minha casinha. Tudo limpo, arrumado, no seu devido lugar. Queria continuar a vida normal. Demorei um bom tempo para sair do aluguel, e vem toda essa desgraça. Tenho fé e acredito que vamos conseguir passar por isso e, se Deus quiser, no próximo Dia das Mães, estaremos fazendo festa – deseja Luci para as famílias atingidas.

Habitualmente, a trilha sonora do churrasco seria um Flash Back anos 80 e o sertanejo raiz. Sem falar na risada de netos e netas. Luci passará este final de semana com duas delas, Nicole e Rafaela, filhas de Lumara. Todas estão no abrigo e aguardam o momento de voltar para casa.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A SEGUNDA MATRIARCA
Neste domingo (12), haverá um almoço festivo para enaltecer as 20 mães que estão abrigadas na Igreja Santa Catarina. Mas o que a família de Regina Silva Iung, 67 anos, queria era comer o risoto da mãe no domingo. E mais do que nunca, ela gostaria de estar em casa para realizar esse desejo:

– Sempre fizemos reunião do Dia das Mães, graças a Deus. O preferido era o risoto, que só a mamãe sabe fazer. E cada um levava uma coisa. Mas eles sempre pediam o risoto. Meus filhos são maravilhosos. Infelizmente, este ano, não tem como. Mas, fazer o quê?.
São cinco os filhos. A matriarca lista os nomes, lembra a idade com certa dificuldade e diz a profissão de cada um.
– Todos encaminhados, graças a deus – fala sorrindo.
Alguns estão em outro município e, para sua felicidade, dois estão bem perto, vivendo esses dias no abrigo: Vera Silva, 50 anos, e Jader Silva, 40. E os dois netos também.
– O presente ideal, sem pensar duas vezes, seria estar todos juntos, comemorando o Dia das Mães – deseja Regina.
Programação na Igreja Santa Catarina
- Sábado (11) – 9h às 11h atendimentos estéticos. À tarde, espaço educação e um café de confraternização
- Domingo (12) – Almoço festivo com galeto e atividades para crianças e adultos
LEIA MAIS